Escovação em escolas do município é realizada diariamente em Jardinópolis

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Jardinópolis receberam, neste início de ano, o kit escovação. Foram entregues uma escova, fio e creme dental. Todos os dias, as técnicas em saúde bucal Nelci Bonetti e Francieli Favareto conduzem a escovação, após o lanche escolar. Nesta terça-feira (7), o secretário de saúde Darci Pansera acompanhou a escovação dos estudantes na Escola Nucleada Municipal Castro Alves.

Para melhor cuidar dos dentes das crianças, foi iniciada a avaliação dentária de cada aluno. Para as crianças do Centro de Educação Infantil Valmor Domingos Alberti, a ação acontecerá no consultório da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Na Escola Nucleada, os estudantes são atendidos no próprio consultório odontológico da unidade escolar, uma vez por semana. Conforme a dentista Daniele Conte, nesta etapa está sendo feito o levantamento do Índice de Dentes Cariados Perdidos e Obturados. “Depois, vamos chamar as crianças por prioridade, primeiro as que apresentarem mais problemas”, constata.

O secretário Pansera destaca que a escovação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e deve acontecer diariamente para obter um resultado mais eficaz. “Os pais também devem assumir o compromisso de orientar as crianças para fazer a escovação em casa”, relata.