Apresentação

Jardinópolis está localizado no Oeste catarinense, a aproximadamente 72 Km da cidade de Chapecó e 605 Km da Capital Florianópolis. O município conta com uma economia derivada da agricultura familiar e indústrias de cadeira, madeireira, móveis e jeans.

Fazem divisa com Jardinópolis os seguintes municípios: Formosa do Sul, Irati, Quilombo, Sul Brasil e União do Oeste. Jardinópolis pertence à Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo.

O destaque é para o modo de vida da população, com uma dinâmica interiorana, mantendo aspectos da colonização italiana, cabocla, alemã e polonesa. Um dos versos do hino do município diz “Povo acolhedor, que a história…”, a acolhida e o jeito simples são duas características expressivas dos moradores de Jardinópolis.

Referente ao aspecto geográfico, uma das características é os relevos. No território do município percorrem três rios: Pesqueiro e Rio Azul. O Rio Santo Antônio do Pinhal tem um diferencial, tem nascente na Comunidade de Lajeado São Pedro.

Esse pequeno município catarinense tem na acolhida uma das principais referências. Busca manter-se no desenvolvimento, o foco é a qualidade de vida à população que escolheu morar em Jardinópolis.