Jardinópolis amplia Ensino Integral na Rede Municipal

Tem início nesta segunda-feira, dia 4 de março, as atividades do Integral na Rede Municipal de Ensino de Jardinópolis, para três novas turmas. Passam a ser contempladas as seguintes turmas: Pré-escolar I, 3º ano e 5º ano, totalizando 52 estudantes.

Eles passam a frequentar a escola de forma integral de segunda a quinta-feira. Já, às sextas-feiras, vão à aula somente no turno regular. A ampliação do ensino integral atende a Meta 6, estabelecida no Plano Municipal de Educação 2015-2025 e na Lei Federal Nº 14.640 de 31 de julho de 2023 que Instituiu o Programa Escola em Tempo Integral.

Conforme a redação, o objetivo é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

O secretário de educação de Jardinópolis Arquimedes Caprini comenta que foi feito um trabalho para dar condições para a ampliação desse processo, a partir do diálogo com as famílias e os diferentes setores da administração. No ano de 2013, o atendimento, em tempo integral, dos alunos de zero a três anos e onze meses foi implantado, respondendo ao anseio da população, cujas mães trabalhadoras necessitavam deste serviço.

“Estamos cumprindo com Plano Municipal de Educação de atender, no mínimo 25% dos alunos que frequentam o ensino básico. Enquanto Secretaria de Educação, estão sendo oferecidas as condições para essa ampliação”, comenta Caprini.

O prefeito de Jardinópolis Mauro Risso tem sido defensor, desde o início do debate, para realizar a ampliação na carga horária de estudos das crianças. “No ambiente escolar, nossos alunos têm o espaço adequado para o processo de ensino, a interação e o acolhimento. Na escola, a criança não fica vulnerável ao contato permanente com o celular, um dos problemas da atualidade na criação dos filhos. Estamos dando condições para melhorar o ensino e tornar as crianças mais humanas, mais focadas no aprendizado”, finaliza o prefeito.