Crianças estudam os diferentes tipos de ambientes

Os alunos das turmas do 2º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis trabalharam, neste trimestre, sobre os diferentes tipos de ambientes do Planeta Terra. Cada qual com suas próprias características e desafios para os organismos que vivem neles. A atividade foi desenvolvida pela professora Isabete Nadaletti, na disciplina de ciências.

O primeiro ambiente estudando foi o aquático, caracterizado pela presença de água (rios, lagos, mares e oceanos). No ambiente terrestre foi estudada a presença do ar e do solo. Para finalizar, foi interagido com o ambiente fechado, onde prevalece a ausência de luz solar direta e ventilação natural.

Conforme a professora Isabete, para melhor entender este processo de ambiente fechado, com a colaboração dos estudantes, foi feito um terrário. Ou seja, um ambiente caracterizado pela ausência de luz solar direta e ventilação natural.

“Este recurso pedagógico foi construído com as crianças em sala de aula. No final, foi entregue um terrário para cada aluno, com o compromisso de cuidar em suas casas”, explicou a professora. Os terrários são pequenas estufas feitas em recipientes transparentes, onde podem ser cultivadas espécies de plantas, principalmente aquelas que crescem em ambientes naturalmente úmidos e sombreados.

As espécies plantadas nos terrários feitos em sala de aula, popularmente, são conhecidas por palmeira, bromélia de mato e musgo. “No terrário as plantas absorvem o oxigênio do ar e liberam o gás carbônico para a atmosfera”, comenta Isabete.

Os estudantes receberam a orientação da importância de manter o terrário na luz para o desenvolvimento das plantas. Mas, nunca em contato direto ao sol, porque o ambiente interno pode esquentar demais e se transformar numa estuda, prejudicando as plantas e os musgos.