Conscientização à exploração infantojuvenil aconteceu com exibição de filmes

Para os estudantes do 6º, 7º e 9º ano foi exibido o filme O quarto de Jack. A história dramatiza uma jovem sequestrada e mantida em cativeiro por sete anos e regularmente estuprada pelo seu abusador. Ela fica grávida e dá à luz ao menino Jack.

Com relação aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio foi trabalhado o filme Preciosa. A história relata a vida de  uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Uma garota obesa que, além de ser antissocial, sofre frequentemente abusos sexuais de seu pai, o que resultou em duas gravides, abusos físicos e mentais por parte da mãe.

Conforme a assistente social Elenice Comin, com esta exibição dos filmes, a intenção foi estimular e encorajar as crianças e adolescentes a denunciarem e revelarem situações desse tipo de violência. “Bem como criar possibilidades e incentivos para implantação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento a esse tipo de violência, a qual, muitas vezes, vive-se dentro da própria casa”, ressalta.

Ela explica que a ideia do cinema foi para estimular a reflexão e instigar em cada adolescente a importância e valorização de si mesmo. Semelhante a uma sessão de cinema, a equipe organizadora serviu pipoca e refrigerante. Ao final de cada filme, os participantes receberam um chaveiro com telefones úteis para denúncia de qualquer tipo de violência que possam estar sofrendo ou presenciando.

Crédito do texto e das fotos: Divulgação