Jardinópolis realiza Conferência Municipal de Direito da Criança e do Adolescente

Aconteceu em Jardinópolis, na tarde de segunda-feira (3), a 8ª Edição da Conferência Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, no Centro de Convivência. O evento contou com a participação de jovens, servidores públicos, autoridades e representantes dos idosos. A palestrante foi a pedagoga Alda Detofol.

Declarou aberta a Conferência, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Cmdca) Márcio Alves da Luz. Manifestou-se representando o público com idade abaixo dos 18 anos, o estudante Victor Pazinatto.

O tema central do debate foi a situação dos direitos humanos de crianças e de adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações, vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

O prefeito Mauro Risso participou da Conferência e falou dos distintos problemas enfrentados, no período de pandemia, com relação à saúde mental, seja de crianças, jovens e adultos. Conforme o chefe do Executivo, o isolamento social trouxe situações adversas, especialmente, para o público infantojuvenil que deixou de frequentar a escola e o círculo de amizades. “Foi um período difícil de viver para todos, mas, as crianças e os adolescentes talvez foram os que mais sofreram”, constata.

A palestrante Detofol comentou aos participantes da Conferência que é necessário construir políticas públicas para ajudar a enfrentar o cenário pandêmico e pós-pandêmico. “Observa-se o aumento de menores de 18 anos com sintomas de depressão e estresse. Muito disso, decorre do prolongado tempo recrutados e isolados das relações sociais”, destacou a profissional.

Durante o encontro foram escolhidos os delegados para representar o município na Conferência Estadual de 2023. Os nomes dos representantes são:

Conselho de Direito não governamental: titular Maria Ferrari Meurer e suplente Stelamaris Moterle.

Representantes dos adolescentes: titular Victor Gabriel Alves Pazinatto e suplente Esmeralda Siqueira.

Conselho de Direito Governamental: titular Márcio Alves da Luz e suplente Ilda Albani e Alberti

Mais fotos aqui…