Avaliação Nutricional revela alto índice de crianças com sobrepeso e obesidade

A Secretaria de Educação de Jardinópolis divulgou, nesta quarta-feira (7), a Avaliação Nutricional realizada com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Foram aferidos peso, estatura e circunferência da cintura. A partir da coleta desses dados calculou-se os indicadores, conforme a orientação da Organização Municipal da Saúde (OMS).

Os dados mais preocupantes deste levantamento estão entre estudantes da Escola Nucleada Municipal Castro Alves. A avaliação apontou um índice de 24% de obesidade e 14,4% de sobrepeso, na maioria meninos. A soma dos índices aproxima a 40% de crianças com sobrepeso, na idade entre 6 e 11 anos.

A nutricionista Taís Kurekê, responsável pela apuração das informações, manifesta preocupação com os dados constatados acima, porque revela que o hábito alimentar das crianças não está sendo conduzido corretamente pela família. “Outro fator favorável é o sedentarismo, ou seja, a falta de exercícios físicos. É necessário estimular a criança para brincar, jogar futebol e andar de bicicleta. É preciso desconectá-la do mundo digital, para praticar exercício”, salienta a profissional.

Na avaliação feita com os alunos do Centro de Educação Infantil Valmor Domingos Alberti, 15,5% das crianças têm sobrepeso e 8,6% são obesas. Embora os índices são menores, preocupam por se tratar de indivíduos com idade até 5 anos. A nutricionista chama a atenção dos pais para os cuidados com a alimentação, priorizando um cardápio saudável, com alimentos naturais, evitando consumir tanta comida industrializa. “Tenho consciência de que o alimento enlatado atrai pelo gosto e sabor, porém, são compostos de diversos produtos químicos que não fazem bem no organismo, quando muito consumido”, explica.

Um exemplo de alimento usado, corriqueiramente, pelos pais é o macarrão instantâneo, conhecido por miojo. “É prático e fácil de fazer, geralmente, as crianças comem, pois gostam do sabor. Mas, comer continuamente esse alimento, não faz bem. Os pais devem ser responsáveis e evitar, para cuidar da saúde dos filhos”, destaca.

Os dados coletados com todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Jardinópolis revelam que 62,8% das crianças têm peso adequado. No entanto, 33,9% estão com sobrepeso ou obesidade, essa informação preocupa e deve alertar os pais para zelarem pela alimentação dos filhos. O levantamento apontou o índice de magreza, 3,3% estão abaixo do peso ideal.

As informações da Avaliação Nutricional serão enviadas para os pais.