Produção de bonecas de lata envolve alunos e pais

Os estudantes das Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis participaram da atividade Boneca de Lata. Receberam o estímulo para confeccionar uma boneca, no período de férias, com a ajuda dos pais ou responsáveis. Os trabalhos estão expostos na Escola para quem quiser ver.

A tarefa foi desenvolvida na disciplina de Arte, supervisionada pela professora Marivone Pixinin. Os alunos do 1º e 2º ano fizeram um trabalho prévio, em sala de aula no primeiro semestre. A professora estimulou, por meio de uma história narrada em uma música, a reproduzir uma boneca, com recorte e colagem no caderno.

Antes das férias escolares, a profissional orientou os estudantes da Escola para confeccionar o trabalho. “O objetivo foi estimular a participação e o envolvimento dos pais com os filhos, na elaboração dos trabalhos escolares”, contextualiza. Ela relata a diversidade dos trabalhos, porque cada aluno usa de sua criatividade e inspiração para criar uma obra de arte, com performance, traços e estilo.

Conforme a professora Marivone, no resultado dos trabalhos apresentados pelos alunos do 1º e 2º ano, a preocupação não é com a estética da obra, mas sim com a intenção de fazer, ver o resultado em algo novo, criado pelo estudante. “A partir do 3º ano, é diferente, pois percebo uma preocupação das crianças com a estética, em fazer um trabalho mais planejado e bonito”, explica.