Redes sociais e relações humanas são temas de palestra

Na noite de quinta-feira (14) foi realizada uma palestra com o psicólogo Júnior Chisté. O evento foi promovido por meio de uma parceria entre o Governo Municipal, o deputado estadual Altair Silva e a Fundação Milton Campos de Brasília.

O tema central da palestra foi “Mídias Sociais: exposição com visão!”. No primeiro momento recapitulou, historicamente, a criação do rádio, da televisão, da internet e das redes sociais. Destacou que esses meios de comunicação facilitaram a vida das pessoas, porém adicionaram alguns problemas nas relações sociais.

O palestrante citou o exemplo do celular. No aparelho é possível ler, assistir, jogar, ouvir e se comunicar. Oferece inúmeros recursos de comunicação on-line. No entanto, a constatação feita pelo psicólogo é para que o indivíduo não seja escravo do aparelho.

Um estudo da Agência Internacional We Are Social identificou que o brasileiro passa em média 5h21 na internet ou tablete e outras 3h16 conectado ao celular. Com esses números, o Brasil é a terceira nação mais conectada no mundo. Em primeiro Filipinas e em segundo Tailândia.

Na visão do palestrante, o reflexo desse excessivo uso da internet e do aparelho celular está no ser humano que não consegue mais aprender a lidar com o sentimento. “As crianças não param, porque sofrem de ansiedade. Uma das causas é o celular e a outra é o exemplo dos pais”, comenta.

Reciclar

Em meio ao moderno, ao novo está a palavra reciclar. Viver sem depender tanto dos meios tecnológicos. Usá-los de modo inteligente, ou seja, trabalho e intercomunicação. Tudo dentro dos limites sem extrapolar.

Segundo Chisté, para muitas pessoas o mundo se tornou apenas virtual, aí a explicação para a ausência de sentimentos nas relações humanas e o elevado número de suicídios. Na opinião do palestrante, o mau uso do tempo com meios de comunicação e redes sociais torna a vida dos usuários uma monotonia. Algo sem sentido.

“Não desperdice seu tempo, comece a reciclar a vida para aproveitá-la melhor”, afirma. Para o palestrante, as pessoas devem resgatar os contatos humanos, as conversas, as refeições em família e os passeios. Para ele, o uso do celular é importante, mas pode ser dispensado em diferentes momentos do dia, especialmente, quando se estiver junto da companhia dos familiares.

O deputado estadual e representante da Fundação Milton Campos, Altair Silva, salientou a importância dessa reflexão para a vida de todas as pessoas que participaram da palestra. Já, o prefeito Dorildo Pegorini agradeceu os presentes que foram privilegiados por um momento de aprendizado e repensar a vida. “Um agradecimento especial ao Deputado Altair, a Fundação, ao palestrante Júnior e as pessoas que compareceram”, comenta.

Crédito do texto e fotos: Jornalista Idiomar Tessaro