Estudantes desenvolvem releitura de obras de arte

Os alunos das turmas do 5º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis desenvolveram o trabalho Releitura Familiar. A atividade foi realizada no final do primeiro semestre e contou com a colaboração de alunos, pais ou responsáveis.

Conforme a professora de artes, Marivone Pixinin, cada estudante recebeu a imagem de uma obra de arte. A partir do contexto ilustrado na imagem, a família foi instigada a retratar a mesma cena no ambiente de casa, do terreno ou da propriedade rural.

“Houve pais que mergulharam no propósito do trabalho, deixando similar as cenas. “As obras de artes variam do tempo do Renascimento a Arte Moderna, é muito comum retratarem imagens bucólicas, do interior e do cotidiano de cada época”, explica.

A professora destaca que um dos objetivos foi aproximar pais e filhos, pois para montar e fotografar a representação da obra de arte ou a releitura dependia do auxílio dos responsáveis. Na avaliação da profissional da educação, a experiência com os educandos deu certo, porque os trabalhos ficaram bem feitos. “Percebi que, em cada representação, houve a preocupação com o cenário, as vestimentas e a posição, com a intenção de fazer um retrato parecido com a imagem original”, explica.

Ela faz um agradecimento aos pais e responsáveis de cada criança por se empenharem para realizar o trabalho de Releitura familiar. “Mais importante do que o resultado da imagem foi a interação com o estudante, devo considerar que são momentos únicos na vida da criança, a presença de um pai ou familiar ajudando num trabalho de aula, merecem os parabéns”, concluiu Marivone.

Mais fotos aqui…