Crianças conhecem propriedades rurais com produção de frutas e hortaliças

Os alunos do 1º e do 2º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis participaram, na quinta-feira (31), de uma visitação nas propriedades rurais dos irmãos Valdir e Nilton Bresolin na Vila Jardim. Nas localidades, conheceram a dinâmica de trabalho e como é possível produzir uma diversidade de alimentos num só local.

Na propriedade do casal Valdir e Leonir Bresolin conheceram uma plantação de hortaliças. Os alunos, juntamente com as professoras Isabete Nadaletti e Vânia Citadella, conheceram a horta. A proprietária Leonir mostrou as fases de produção, ou seja, da semeadura até a colheita. Entre as hortaliças plantadas, destacam-se as culturas da beterraba, repolho, couve-flor e alface.

As crianças colaboraram com o plantio de mudas de repolho e ajudaram a semear para produzir novas plantinhas. Um dos momentos que mais chamou a atenção dos alunos foi quando, a agricultora Leonir ligou o sistema de irrigação da horta.

Na propriedade do casal Nilton e Lindalva Bresolin, as crianças conheceram a diversidade de variedades de plantas frutíferas. Elas entraram no pomar, a cada espécie encontrada, o agricultor Nilton relatava as características da planta e qual fruto produzia.

Nesta experiência, os estudantes conheceram árvores que produzem as seguintes frutas: laranja, maçã, manga, uva, ameixa, pão grana, pêssego, banana e jabuticaba.

As professoras comentam que o objetivo da visita de conhecimento é ver, na prática, o processo de plantio e desenvolvimento dos seres vivos, especialmente, das plantas, como: hortaliças, frutas e flores.

MAIS FOTOS AQUI…