Atividades físicas são essenciais para pessoas com diabetes

A Secretaria de Saúde de Jardinópolis realizou um encontro com os integrantes do grupo de diabéticos. Aconteceu na manhã de quarta-feira, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O encontro contou com a participação das educadoras físicas Louriane Enderle e Vanessa Debona. Elas falaram sobre o que é o diabetes, os tipos, as complicações e os tratamentos. Associado a esses temas, foi abordado a necessidade do paciente praticar exercício físico.

As profissionais explicaram os benefícios e como funciona o resultado da atividade física no organismo de uma pessoa com diabetes para ajudar a reduzir a taxa de glicêmica. Para as educadoras físicas, o exercício físico tem que ser usado como forma de prevenção e tratamento para a doença.

A psicóloga da UBS, Maiélica Staczak, participou do encontro e abordou o tema “Será que o problema são os outros?”. “Falei sobre as escolhas, como diminuir o sofrimento, qual a responsabilidade de cada um na vida. São abordagens amplas que vão além da doença e têm o objetivo de trabalhar situações do cotidiano da vida de uma pessoa que convive com a diabetes”, constatou.

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro

Fotos: Divulgação