Conselheiros da saúde participam de reunião

Na reunião do Conselho Municipal de Saúde de Jardinópolis realizada na tarde de sexta-feira, dia 17 de junho, foi apresentado o balancete financeiro do mês de maio de 2022 e o relatório das atividades feitas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), nos meses de abril e maio. A presidente do Conselho, Loiva Carpenedo de Mattos, destacou o elevado número de ausência nos atendimentos agendados.

“Lembrando que quando deixamos de comparecer em uma consulta ou exame pré-agendado estamos tirando a vaga de outra pessoa e desperdiçando dinheiro público”, constatou. Durante a reunião, foi apresentado aos conselheiros, o interesse da Secretaria Municipal de Saúde em fazer adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, citam-se como exemplo: auriculoterapia, quiropraxia, massagem terapêutica, ventosa terapia e moxa terapia.

Tais práticas da medicina chinesa são indicadas no Sistema Único de Saúde, principalmente na Atenção Primária e tem como embasamento principal atender o indivíduo como um todo, considerando os aspectos: físico, psíquico, emocional e social. Segundo Loiva, o objetivo é ofertar novas opções de tratamento aos pacientes no intuito de minimizar o uso excessivo de medicações controladas e melhorar a qualidade de vida da população.

A reunião do Conselho Municipal de Saúde ocorre a cada dois meses, com a participação dos conselheiros. O convite é estendido à população que tiver interesse em participar.

Crédito do texto e das fotos: Divulgação