Agricultores participam de capacitação sobre emissão de nota fiscal eletrônica
O Setor de Exatoria de Jardinópolis realizou uma palestra sobre como gerar a nota fiscal eletrônica no meio rural. Participaram mais de 50 produtores, na manhã desta sexta-feira (17). A orientação aconteceu no Centro de Múltiplo Uso Santo Maria, contou com o palestrante e assessor tributário da Amosc Luciano Deon.
A nota fiscal eletrônica, no meio rural, vai ser obrigatória para todos os produtores brasileiros, a partir de maio de 2024. Segundo a responsável pelo setor de exatoria Edimara Pegorini, o produtor deve se adaptar para a mudança sobre esse assunto da nota fiscal. “Foi proporcionada essa capacitação para instruir os agricultores nesse processo de migração para o novo sistema de geração de nota”, destaca Edimara.
De acordo com Deon, no Estado Catarinense a obrigação, por escolha do grupo de implantação, foi antecipada para alguns agricultores. “Para o produtor que usou mais de 50 notas em 2022, a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica é desde 1º de outubro”, comenta.
Já, para quem usou acima de 25 notas, a necessidade de usar a nota eletrônica começa a vigorar em 1º de janeiro de 2024. “Para o agricultor com 10 notas ou mais em 2022, inicia no dia 1º de março de 2024 e para os demais produtores, em maio do próximo ano”, comenta o assessor tributário.
Durante a reunião, o palestrante conversou sobre a legislação, vantagens, como fica o recolhimento do ICMS e como é feita a emissão da nota fiscal, tanto no aplicativo no Estado, como naquele usado no celular. Diversas dúvidas foram sendo respondidas.
Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro