Prefeitura de Jardinópolis tem nota A na avaliação do Setor Contábil
O Setor Contábil do município de Jardinópolis recebeu Nota A, na avaliação feita pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), órgão ligado ao Tesouro Nacional, no ano de 2023. Do total de municípios brasileiros, a colocação de Jardinópolis foi a 97ª posição, figurando entre os primeiros em nível nacional, pelo segundo ano consecutivo.
Para o cidadão entender, o ranking do Siconfi é uma publicação do Tesouro Nacional para avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe das Prefeituras, por meio deste programa. “Com o levantamento desses dados, é quantificada e feita a média e estabelecida a posição de classificação de cada município brasileiro”, explica a contadora da prefeitura de Jardinópolis Silvana Nadaleti.
As informações para o Siconfi são enviadas com regularidade pelo Setor Contábil do município. “A gente busca, com comprometimento, cumprir os prazos de envio, porque a Prefeitura depende de estar regularizada com o Tesouro Nacional, para conseguir determinadas certidões negativas, usadas com frequência pelos diferentes setores da gestão municipal”, relata.
A informação contábil e fiscal é estruturada em forma de relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais, de acordo com a legislação pertinente. No Siconfi, os entes encaminham a Declaração de Contas Anuais (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). Essas informações são disponibilizadas para acesso público na página do Siconfi.
Assim, as informações de todos estados e municípios podem ser acessadas, baixadas e utilizadas para análises e pesquisas acadêmicas. Tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.
Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro
Fotos: Divulgação