Projeto escolar incentiva coleta seletiva do lixo

Os alunos da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis participaram, na quinta-feira, da divulgação dos nomes dos estudantes que mais recolheram material reciclável durante o ano de 2022. A iniciativa integra o projeto Lixo: educar, coletar, reciclar. Todos contra a dengue, sem chance ao mosquito.

Conforme a diretora da escola, Jones Balen, reaproveitar o papel, o plástico e a lata descartável é essencial para manter a sobrevivência do ecossistema. “A atitude de dar um destino correto para o lixo feita em cada família contribui para a natureza e para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti”, explica.

Ao participar do projeto, o estudante recebe a conscientização de cuidar da natureza, preservando e mantendo limpo os locais onde mora ou estuda. Outro ponto favorável, é o zelo para evitar os malefícios do mosquito, com a doença da dengue.

“Os alunos que mais levam material para a escola receberam um brinde destaque, esse contou com o patrocínio de diversas empresas do município. Já, para os demais, será entregue uma cesta de doces comprada com o dinheiro arrecadado da comercialização do material reciclável”, destaca a diretora. Como há uma participação ativa dos estudantes e uma interação com a família no projeto, são contadas horas aulas.

De acordo com os objetivos do projeto, é importante ressaltar que as crianças aprendem em sala de aula sobre os impactos ambientais causados por resíduos sólidos no ecossistema. “O propósito é despertar nos alunos, a consciência de que praticamente todo lixo pode ser reaproveitado e a coleta seletiva deve ser feita na casa de cada aluno, com naturalidade”, comenta Jones.

Para finalizar, a diretora agradece o envolvimento de toda a comunidade escolar neste projeto e os patrocinadores.

Relação de patrocinadores

Sicoob, Cresol, Mercado Cadê, Claudir Zamboni (Safra), Aurora Alimentos, Alfa, Padaria Santo Antônio, Doces Garsal, Porto Ipiranga (da Mozara), secretário Arquimedes Caprini, diretora Jones Balen.