Projeto Alimentação Saudável é desenvolvido com alunos do Maternal II

O Centro de Educação Infantil Valmor Domingos Alberti de Jardinópolis desenvolve o projeto Alimentação Saudável. A atividade, realizada neste mês de agosto com programação de continuidade em setembro, é feita com os alunos da turma do Maternal II, de idade entre três a quatro anos.

Conforme a diretora Marizete Moterle, o objetivo do projeto é apresentar aos estudantes um cardápio diversificado, com melancia, banana, maçã, cenoura, beterraba, rúcula, alface e morango. “A nossa ideia é conscientizar às crianças, desde cedo, para a necessidade de se alimentar de forma saudável, a fim evitar a obesidade, o colesterol, a diabete, a desnutrição e a anemia”, explica.

De acordo com a justificativa do projeto, a intenção é que as crianças estendam os hábitos saudáveis para o cotidiano familiar. Uma das experiências desenvolvidas com os alunos foi a degustação das frutas, o plantio de semente de legumes e verduras na horta do Centro de Educação. Agora, as crianças vão ajudar a regar e cuidar. “Os alimentos que vão ser colhidos na horta serão servidos, no lanche escolar, para todas as crianças. Vamos aproveitar para mostrar a evolução das plantinhas que eles ajudaram a plantar e estudar as cores de cada”, explicou a profissional.

A nutricionista Taís Kureke fala que a criança que frequenta a Educação Infantil é caracterizada por constantes mudanças em relação ao apetite, preferências e aversões alimentares, que fazem parte do processo de neofobia alimentar. Ou seja, processo relacionado ao ato de rejeitar novos alimentos.

Tal comportamento alimentar pode trazer repercussões em seu estado nutricional, por isso, faz-se necessário estimular o conhecimento de alimentos saudáveis e sua importância para a saúde, a fim de moldar progressivamente seu hábito alimentar.  

A nutricionista destaca que o projeto Alimentação Saudável traz ao aluno a informação para compreender as necessidades nutricionais e estimular o consumo (de hortaliças, legumes e frutas – fontes de vitaminas, sais minerais e fibras). “A intenção é despertar no aluno mudanças em seu comportamento alimentar, que são mais facilmente modificáveis na infância”, explicou Taís.

Participam do projeto, a nutricionista Taís Kureke, as professoras Vanessa de Oliveira Bueno e Rosana Dama, a diretora Marizete Moterle e a auxiliar de sala Adriana Robert.

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro

Fotos: Divulgação