Pacientes passam a receber recados antes de consultas e exames

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis aderiu a uma nova ferramenta disponibilizada pelo programa Rang, no mês de abril. Na prática, o novo mecanismo recebe as informações de todos os agendamentos de consultas e exames de cada paciente cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS).

A partir do cadastro, automaticamente, dois dias antes do agendamento, o paciente de Jardinópolis recebe um comunicado lembrando da data e do horário. Já, no dia, a informação é direcionada uma hora antes da viagem ou do atendimento. Essa comunicação acontece entre o sistema Rang e o whatsapp do paciente, sem a necessidade de um servidor enviar o recado, funciona de maneira automática e programada.

A nova ferramenta de comunicação exige uma atualização permanente no cadastro telefônico dos pacientes, no programa Rang. Conforme o secretário de saúde, Darci Pansera, o objetivo é diminuir a falta de pacientes em consultas e exames. “Quando um paciente não cumpre com um agendamento, ele posterga o seu tratamento, atrasa os que estão esperando pelo mesmo atendimento e causa custos adicionais ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Para aperfeiçoar essa comunicação, as agentes de saúde fazem a atualização do contato telefônico de cada membro familiar e passam para o setor responsável que faz o cadastro no sistema.

Crédito texto e fotos: Jornalista Idiomar Tessaro