Casos de dengue locais são confirmados em Jardinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta terça-feira (17), foram confirmados os primeiros dois casos de dengue no município de Jardinópolis. A Vigilância Epidemiológica consta haver nove novos focos do mosquito, espalhados pela cidade.

No monitoramento feito pelas agentes de saúde e de endemias, foram encontradas larvas do mosquito da dengue em diversos pontos, no município. Com a constatação de casos de contaminação local, a situação muda para um alerta de atenção e cuidados redobrados. Dos cinco casos confirmados de pacientes de Jardinópolis com dengue, a suspeite é de que três contraíram a doença em outros municípios.

A região oeste catarinense apresenta um elevado número de casos confirmados de dengue. A constatação é da Secretaria de Estado da Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

As responsáveis pelo combate à proliferação do mosquito em Jardinópolis, Andreia Dizars e Catiane Bacchi, alertam para que a população contribua, mesmo neste período de frio. Faz-se necessário eliminar e limpar todo e qualquer local ou recipiente que acumule água parada.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) alerta sobre os sintomas de um paciente com dengue: dor no corpo ou de cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele. Caso tenha os sintomas mencionados deve buscar atendimento dos profissionais da UBS para avaliação e um diagnóstico médico. Contato 3337-0045.

 Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro

Fotos: Divulgação