Gestores da Secretaria de Educação participaram de encontro do colegiado da Amosc

O secretário de educação, cultura e esportes de Jardinópolis Arquimedes Caprini e a diretora da Escola Nucleada Municipal Castro Alves Jones Balen participaram do encontro do colegiado de Secretários Municipais de Educação da  Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). Os gestores se reuniram no município de Pinhalzinho para uma reunião bimestral de trabalho.

O prefeito anfitrião, Mário Afonso Woitexem, que o 1º vice-presidente da Amosc, prestigiou a reunião dos secretários, agradeceu o empenho no trabalho realizado pela educação da região, com a assessoria prestada pela entidade, através de cursos de formação continuada e planejamentos.

As atividades do colegiado iniciaram pela visitação ao laboratório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Terezinha. Estrutura que atende 303 estudantes de 1º ao 9º ano, podendo atender também estudantes das outras escolas do município.

Durante a visita, a professora de ciências, Daiana Klafke fez uma aula prática com alguns estudantes. “Com esta estrutura os alunos passam a usufruir de um novo espaço, amplo, mais atrativo e prazeroso, que contribui no processo de ensino e aprendizagem. Esse é um investimento que garante aos estudantes e aos professores espaços diferenciados de aprendizagem que possibilitam pensar novas estratégias de ensino, voltadas a prática”, relata o secretário municipal de educação, Fabricio Fontana.

O estudante Cézar Vinicius de Souza relata que estava ansioso para desenvolver o experimento. “Fiquei nervoso por ter várias pessoas, mas deu tudo certo, consegui fazer o trabalho e fico feliz por termos esse novo laboratório”, comemorou Cézar. “Eu estava feliz por fazer algo novo e diferente, por poder realizar experimentos, que até então não fazíamos. Muito contente também pela oportunidade estar aqui nesse momento”, relata Ruan Vitor Dal’Pizzol Wall, outro aluno da Escola Maria Terezinha.

O coordenador do colegiado de educação, Sadi Baron, secretário de São Carlos, destacou que a educação precisa dar novos passos que envolvam tecnologias, novos instrumentos didáticos, novas práticas de ensino. Para isso, é necessário investir em espaços diferenciados, formação de professores e integrar o planejamento pedagógico ao Currículo e a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Na sequência os secretários seguiram o roteiro de trabalho no auditório da Câmara Municipal do município, onde discutiram o aumento das matrículas de estrangeiros; A Lei nº 14.325/2022 e Lei nº 13.935/2019 (regulamentação em âmbito de município); Currículo e as implicações no processo de ensino aprendizagem; Monitoramento dos Planos Municipais de Educação, visita técnica da educação infantil e curso para merendeiras e nutricionistas.

As reuniões do Colegiado de Educação ocorrem bimestralmente, quando são colocadas em discussão pautas atuais e ações conjuntas entre os municípios, visando o fortalecimento e desenvolvimento regional.

Crédito: Divulgação