Alimentação saudável é tema de estudo com alunos

As turmas do 5º ano 1 e 2  da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis participaram de um trabalho sobre alimentação saudável e equilibrada nas refeições. A iniciativa aconteceu na primeira quinzena de abril. Houve a participação das professoras Fabiane Enderle e Edevandra Frozza, supervisionadas pela nutricionista Tais Kureke.

Em paralelo, foi apresentada a importância de praticar exercícios físicos e ingerir água diariamente. A nutricionista identificou os mais variados tipos de alimentos e em que nível eles se encaixam dentro da pirâmide alimentar e sua origem.

Contribuiu com esse trabalho, a leitura de textos informativos, explanações, vídeos, construção da pirâmide alimentar, cartazes e uma palestra com a nutricionista. Os estudantes foram estimulados a fazer uma reflexão da alimentação que comem diariamente.

Em relatos feitos depois da atividade de conhecimento, constataram que estão ingerindo em excesso alimentos com sal, açúcar e gordura. A partir das informações e instruções, ficou esclarecido para os alunos da importância e necessidade de manter uma alimentação saudável, priorizando frutas, verduras e legumes.

De acordo com a orientação da nutricionista Tais, é essencial evitar alimentos processados e ultra processados, ou seja, aqueles alimentos embalados. “Os pais devem ter uma participação ativa na alimentação dos filhos, incentivando alimentos in natura e fazendo as refeições à mesa, em família”, orientou a profissional.

Crédito do texto e das fotos: Divulgação