Profissionais participam de capacitação sobre Escuta Especializada

Nos dias 7 e 8 de março, a psicóloga e policial civil Francieli Benjamini esteve em Jardinópolis para capacitar profissionais de diferentes áreas sobre Escuta Especializada. Refere-se a uma escuta de crianças e adolescentes direcionada a interpretar fatos de possíveis vítimas ou testemunhas de violência, por meio de uma entrevista.

Conforme a profissional, esta escuta deve ser realizada por profissionais da Rede de Atendimento, com base na Lei Federal Nº 13.431/17. O objetivo é saber se a criança ou adolescente sofreu algum tipo de violação de direitos. “Os profissionais receberam orientações, quanto as violências que podem ocorrer com o menor, dentre elas: física, psicológica, institucional, negligência, trabalho infantil e violência sexual”, ressaltou.

Os profissionais foram orientados a como realizar o acolhimento do relato e os cuidados necessários que devem ser seguidos durante a entrevista. Na capacitação foram transmitidos ensinamentos teóricos e os participantes receberam estímulos para treinar a entrevista de forma prática.

A ação contou com o suporte da Secretaria de Assistência Social de Jardinópolis. Participaram profissionais dos municípios de Águas Frias, Jardinópolis, Quilombo e União do Oeste.

Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro