Lideranças participam de palestra sobre a Febre Amarela

Na tarde de quarta-feira (22) foi realizada, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde de Jardinópolis, um encontro para debater a doença Febre Amarela. Esteve presente a bióloga da Gerência Regional de Saúde de Chapecó, Deyse Angellini, para informar sobre a situação da doença na região Oeste Catarinense e os cuidados para preveni-la. 

Ela explicou aos participantes que o vírus que causa a febre amarela é transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a zika, a dengue e a chikungunya) e Haemogogus. O que diferencia é o habitat (transmitido em floresta, área intermediária e urbana). 

No caso do vírus ser transmitido em área florestal, o macaco acaba sendo vítima e ao mesmo tempo um armazém disseminador do vírus, porque mosquitos que o picam acabam entrando em contato com o vírus. A região Oeste Catarinense conta com inúmeras áreas vegetais, onde vivem espécies diferentes de macacos. 

Tendo em vista esta realidade, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é para comunicar o Serviço de Saúde mais próximo, caso seja encontrado carcaça de macaco morto ou atropelado. Essa preocupação deve existir, porque o animal pode ser vítima do vírus da Febre Amarela. 

A orientação da bióloga é para que o cidadão procure a UBS para ser vacinado. Aqui em Jardinópolis a vacina é aplicada, preferencialmente, às terças-feiras, para melhor aproveitamento das doses. 

Estiveram presentes membros das Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Administração, Epagri e instituições privadas.