Prefeito Sadi empossa cinco novas conselheiras tutelares

Na manhã de domingo (10), o prefeito Sadi Gomes Ferreira deu posse, na Câmara de Vereadores, aos cinco novos membros do Conselho Tutelar (CT) de Jardinópolis, eleitos democraticamente pelos eleitores locais, no dia 4 de outubro de 2015. Foram empossadas e diplomadas as candidatas eleitas: Caciane Pegorini 252 votos, Elena Lovatto Pixinin 240 votos, Marinês Moterle dos Santos 238 votos, Jucelei Tavares dos Santos (Cota) 221 votos e Maristela Favin 191 votos. 

O evento contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (Cmdca) Maria Estela Tomazelli, do presidente da Câmara de Vereadores Frederico Ferrarini, do vice-prefeito Alderi Nadaleti, vereadores, secretários, diretores e membros da sociedade civil. 

A presidente do Cmdca comentou que este conselho coordenou o processo eleitoral de escolha dos novos conselheiros com zelo e transparência. “A partir de agora, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a base de trabalho dessas cinco profissionais. Desejamos êxito e muito comprometimento para zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes”, constatou. 

Ao dar posse as cinco novas membras do CT, o prefeito Sadi comentou que esta instituição tem, entre suas missões, fazer um trabalho para auxiliar às famílias, na formação de crianças e adolescentes. Ele agradeceu o empenho dos integrantes do Cmdca, do Conselho de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social, neste processo de escolha dos novos membros do CT, realizado no ano passado. 

Aos conselheiros que deixaram a função, o prefeito fez um agradecimento público em nome da comunidade jardinopolense. “Às conselheiras que assumem, sucesso na nova empreitada e, sempre que precisarem, a Administração está de portas abertas para colaborar”, afirma. 

Evolução na participação do eleitorado 

Participaram desse processo democrático de escolha dos conselheiros 670 eleitores de um total de 1.449, equivalente a 45,3% dos votantes. Esse processo eleitoral é facultativo e o eleitor não era obrigado a votar. 

Com relação à eleição de 2011, houve um aumento na participação do eleitorado em 2015, cresceu 12,8 %, ou seja, 242 eleitores a mais foram computados. O número de candidatos desta eleição foi de 14, dois a mais do que em 2011. Lembrando que, cada eleitor, podia votar em até cinco candidatos. 

Resultado da eleição do Conselho Tutelar (04/10/2015)

Votos

Candidato

252

Caciane Pegorini

240

Elena Lovatto Pixinin

238

Marinês Moterle dos Santos

221

Jucelei Tavares dos Santos (Cota)

191

Maristela  Favin

170

Vanderleia Tamaluski Nossal

165

Jussara Chaves Pegorini

161

Susana Moraski

143

Sandra Carpenedo

138

Janderley Maria

133

Eliane Bortolotto Martinelli

130

Alex Sandro Balen

120

Ilce Teresinha  Nadaletti

103

Adriane Cristina Klassmann

Crédito das fotos e do texto: Jornalista Idiomar Tessaro