Jovens participam de cerimônia de Dispensa Militar

Foi realizada nesta tarde (6), a cerimônia de entrega de certificados de Dispensa de Incorporação e Compromisso à Bandeira de 42 jovens da classe de 1997, dos municípios de Jardinópolis e União do Oeste. O evento aconteceu na Escola Nucleada Municipal Castro Alves, na presença de autoridades, alunos, professoras e servidores.

A cerimônia foi conduzida pelo 2º Tenente e delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Sérgio Finckler. Ele comentou que ser patriota é cumprir e fazer cumprir com as obrigações estabelecidas pela legislação. Orientou os jovens sobre a importância de zelar pela vida, o meio ambiente, à família e a comunidade.

Nessa linha de pensamento e considerando a apresentação dos alunos da Escola Nucleada com o tema água, o prefeito Sadi Gomes Ferreira ressaltou que os jovens são parte responsável da sociedade para zelar pelo ecossistema. Cuidar de rios, do solo, das árvores e dos animais são atitudes cidadãs que preservam a vida, num todo.

As manifestações do tenente e do prefeito buscaram conscientizar os participantes para a necessidade de ser cidadão colaborativo.

Documento

O Certificado de Dispensa é um documento obrigatório para diversas ocasiões da vida do homem com idade acima de 18 anos. Exemplos são para: obter passaporte, ingressar como servidor público, matricular-se em escolas de ensino ou receber algum prêmio proveniente de uma das esferas de governo.

Segundo o tenente Finckler, no Brasil são alistados anualmente em média 1,6 milhão de jovens. Desse total, 600 mil participam do processo de seleção e 80 mil entram nas Forças Armadas. No caso de Jardinópolis e União do Oeste, os jovens alistados são dispensados do Serviço Militar, porém, fazem parte da reserva do Exército Brasileiro.

Crédito das fotos: Idiomar Tessaro