Mutirão de fiscalização removeu mais de 22,7 m³ de lixo

No final de maio aconteceu um mutirão de fiscalização e remoção de possíveis criadouros de mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue  na cidade de Jardinópolis. A ação teve o objetivo de promover um bloqueio geral de transmissão para impedir o registro de novos casos positivos da doença.

Conforme o Decreto Municipal 6.361 de 08 de maio de 2023, foi declarado Estado de Emergência em Saúde devido ao número de casos, colocando a cidade em epidemia. 

Com a decisão legal, uma das medidas foi realizar o mutirão. O mesmo contou com a parceria entre Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Agentes Comunitárias de Saúde e Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos. De acordo com as agentes Andréia Disarz e Catiane Bacchi, foi realizado o monitoramento e a fiscalização de todos os imóveis da área urbana. “Além dos criadouros de mosquitos foi fiscalizada a presença de animais de criação proibidos”, constataram.

O resultado do trabalho feito pelo mutirão rendeu a quantidade de duas caçambas de lixo, equivalente a 22,7 m³. O material foi descartado em aterro e encaminhado para reciclagem, gerou um custo de mais de R$ 4 mil aos cofres públicos.

Foram identificados locais com caixas de água, cisternas e poços sem proteção com tela, em alguns destes locais as telas foram instaladas pelos agentes e em outros, onde não foi possível, o proprietário será comunicado para fazer a adequação (a distribuição das telas é realizada de forma gratuita pela Vigilância epidemiológica). 

Após esta ação, os proprietários de imóveis com irregularidades serão notificados sobre as adequações que devem realizar.