Estudo da letra r concilia atividades teórica e prática

Para contribuir no processo de alfabetização, a professora da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis, Vânia Soletti Citadella, realiza um trabalho com os alunos do 1º ano matutino e vespertino, sobre o aprendizado das letras. A didática usada para ensinar concilia a teoria com uma atividade prática, como a que aconteceu nesta semana.

O exemplo é o ensinamento da letra R. Em sala de aula, a professora contou a história O Grande Rabanete e aproveitou para ensinar sobre a família silábica da letra R. “Quando eu trabalho uma letra procuro levar para o sentido prático, a questão do som e da grafia, associado à literatura, com uma história para ilustrar o uso da letra na vida, no cotidiano, nas relações por meio das palavras”, explica Vânia.

Sentido prático do aprendizado

Para contemplar o objetivo, a professora conduziu os estudantes à horta da escola para fazer a semeadura do rabanete, com o auxílio do responsável José Rezende. Durante a dinâmica, a educadora falou do sentido prático da ação de cultivar o rabanete até a colheita e o consumo saudável deste alimento.

“Todo o ensinamento carrega um sentido e um significado prático na vida. Outro exemplo, foi o ensinamento da letra m, fomos ao mercado, compramos as maçãs e plantamos as sementes.  Agora vamos distribuir as mudas para cada aluno do 1º ano. É isso, trabalhar a letra, o som, a grafia e levar para o lado prático, é uma forma de memorizar melhor”, afirma a professora.

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro

Fotos: Divulgação