Estudantes participam de projeto Educação Fiscal e Financeira

Os alunos do 3º e do 4º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis participam, desde abril de 2023, do projeto Educação Fiscal e Financeira. É desenvolvido numa parceria entre a Cresol de Chapecó e a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), com a supervisão das professoras de turma Jones Balen e Edvandra Frozza.

Em torno de 60 estudantes participam, as atividades são interdisciplinares, o projeto deve ser finalizado no próximo mês de setembro. “Para 2024, a ideia é expandir para todas as turmas”, destaca a diretora da escola Fabiane Enderle.

O projeto consiste em ensinar as crianças sobre educação fiscal que aborda os impostos e as taxas nas três esferas da federação. No dia 8 de agosto, os alunos participaram de uma aula, com o servidor da Prefeitura Márcio Alves da Luz. Ele falou sobre a existência dos impostos municipais, citou o exemplo dos seguintes: IPTU, ITBI, Alvarás, ISS, Taxa de lixo e de horas máquinas cobradas para empresas e contribuintes.

Na questão financeira, o foco é ensinar as crianças sobre a importância de usar o dinheiro com responsabilidade, ensinando as diferenças dos itens básicos e do que é considerado supérfluo. “A ideia é instruir as crianças, desde cedo, a gastar menos do que se recebe, ensinar a poupar e a planejar as intenções de compras e investimentos, na economia pessoal e familiar”, explica.

Mais ações

Para os próximos dias, tem outras atividades que serão desenvolvidas. Entre elas, a lata da economia, o cofrinho, a sacola dos impostos e a elaboração do desenho para construção do mascote do programa. “O Projeto Educação Fiscal e Financeira é trabalhado de forma interdisciplinar. Aproveito para agradecer a parceria com as instituições e a equipe de professores que colabora com o trabalho e os estudantes”, finaliza a diretora.