Sistema de tratamento coletivo foi instalado em Jardinópolis

O Governo Municipal de Jardinópolis implantou um sistema de tratamento de esgoto coletivo, nas proximidades do Parque de Máquinas. Neste mês foram instalados três tanques, com capacidade de armazenamento de 20 litros. Para esta ação, o investimento supera os R$ 20 mil, recursos do orçamento próprio.

O tanque receptor tem capacidade de armazenar 10 mil litros, os tanques reator e filtro biológico tem capacidade de armazenar 5 mil litros cada um. Conforme dados da Vigilância Sanitária, 55% das residências na área urbana de Jardinópolis tem instalado o novo sistema de fossas sépticas com sumidouro.

A Lei Municipal de incentivo ao saneamento básico Nº 1.096/21, garante o direito a horas máquina para instalação da nova fossa séptica. “Para os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a lei dá o direito de receber o kit instalado de forma gratuita. Famílias com remuneração até dois salários mínimos, a lei prevê um auxílio financeiro de R$ 500,00 para aquisição dos equipamentos, mais a hora máquina. Para receber esse benefício, as famílias devem protocolar um pedido, até dezembro de 2022, na Secretaria de Assistência Social”, explica a fiscal Andréia.

A nova estação instalada servirá para tratar o lodo, coletado nas fossas sépticas de cada residência, de forma biológica. A orientação da Vigilância Sanitária é para limpar as fossas sépticas, ao menos, uma vez ao ano. A coleta deste esgoto vai iniciar na semana que vem, no dia 4 de novembro.

A equipe da Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos vai fazer a coleta sempre às sextas-feiras. A solicitação deve ser feita junto ao secretário Nevio Alves de Lima.