Práticas Integrativas e Complementares são proporcionadas a pacientes na UBS
A Secretaria de Saúde de Jardinópolis passou a disponibilizar, neste segundo semestre, o atendimento das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), via Sistema Único de Saúde (SUS). Contratou uma profissional, com carga horária de 20 horas semanais para atender com massagens terapêuticas, miofascial e relaxantes, ventosa terapia e reflexologia podal.
Conforme a gerente de saúde Jusara Castaldello, tais terapias integram a medicina alternativa, dispõem de tratamento sem usar remédios. “Esse serviço foi pensado na população de Jardinópolis para melhorar a qualidade de vida e diminuir o consumo de medicamentos”, explica.
A profissional Menana Golo atende por mês, em média, 70 pacientes. O agendamento acontece na UBS, depois do encaminhamento da médica, enfermeira, fisioterapeuta e atendo algumas situações de emergência. “Dentro desta linha de ação, pretendemos ampliar o serviço, apostando numa ação preventiva para melhorar a vida dos pacientes, esse é o nosso compromisso enquanto gestores da saúde”, destaca Jusara.
Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro
Fotos: Divulgação