Palestra instrui sobre mecanismos de prevenção a deficiências

As gestantes de Jardinópolis participaram de uma palestra sobre prevenção a alguns tipos de deficiências. Aconteceu na sede da Câmara de Vereadores de União do Oeste, com a participação da psicóloga Francieli Provenci e da fonoaudióloga Tatiane Batista, ambas as profissionais são da Apae de Pinhalzinho. No encontro realizado na tarde desta sexta-feira (18), estiveram participando as gestantes do município anfitrião.

No primeiro momento, foram passadas instruções para um possível planejamento de gravidez. Entre elas, importância do uso do ácido fólico ao menos três meses antes de engravidar, alimentação saudável e evitar o contágio do protozoário da toxoplasmose. Comportamentos preventivos contribuem para evitar o risco de má formação do feto, especialmente, nos primeiros dois meses de gestação.

O secretário de saúde de Jardinópolis, Darci Pansera, participou da palestra e destacou a necessidade de instruir as gestantes para evitar ao máximo qualquer problema, seja com o recém-nascido ou com a mãe. “O grupo de gestantes tem essa contribuição para partilhar situações e conhecimento com o objetivo de ajudar as futuras mães”, destaca.

A enfermeira Glaucia Ziliotto e as agentes de saúde acompanharam as gestantes na palestra.