Município e declarado infestado por larvas do mosquito Aedes Aegypti

O município de Jardinópolis foi apontado como área infestada pelo elevado número de focos do mosquito Aedes Aegypti, encontrado na área urbana.  No dia 15 de março, uma equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde realizou o Levantamento de Índice de Amostra (LIA).

Neste dia foram constatadas diversas situações preocupantes como: lixo depositado em terrenos baldios, lixeiras sujas, lixo fora das embalagens, entulhos em terrenos, pneus, caixas d’água, diversos reservatórios para coleta de água da chuva sem tampa ou com espaços onde o mosquito pode se reproduzir, calhas sujas, vasos de planta com água, lixo nas ruas, bebedouros para animais sem qualquer limpeza, entre outras situações.

Há casos de coletas de larvas testadas em laboratório para identificação que deu positivo para o mosquito transmissor da dengue. Tendo em vista esse contexto, as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica solicitam que cada morador realizasse uma inspeção cuidadosa em seu local de moradia.

A orientação é para recolher e remover entulhos, limpar terrenos baldios, bebedouros de animais com regularidade, calhas e encher pratos de plantas com areia. Caso haja algum material coberto com lonas ou plástico limpar para que não tenha acúmulo de água. Outra situação necessária é que sejam evitados acúmulos de água em depósitos naturais como: valas, bromélias, orquídeas e outras flores que retém água entre as folhas. Se impedirmos o mosquito de reproduzir estaremos impedindo a doença de chegar até nós.

Crédito: Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica