Larvas do mosquito Aedes Aegypti são encontradas na cidade de Jardinópolis

A Vigilância Epidemiológica Sanitária Municipal de Jardinópolis encontrou o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti, no ano de 2018, na área urbana. Há dois anos não se encontravam focos, sendo que as coletas são feitas semanalmente e passam por uma análise no Laboratório do Lacen em Chapecó.

O foco foi encontrado numa residência particular, próxima à EEB Fazenda Triângulo, numa coleta realizada no dia 5 de junho, pela responsável do controle da dengue Janete dos Santos Oliveira da Silva.

Com a descoberta, uma equipe formada por membros da Vigilância Epidemiológica Sanitária e da Secretaria de Saúde de Jardinópolis farão uma vistoria em todos os imóveis, num raio de 300 metros, a partir do dia 11 de junho, próxima segunda-feira. Conforme as normas de controle, a equipe fará uma fiscalização no entorno das casas.

De acordo com a responsável Janete, caso sejam encontradas larvas, as mesmas serão coletadas para análise. “Gostaria de ressaltar que foram encontradas larvas do mosquito  Aedes Aegypti, mas, cabe constatar que não existe casos de dengue no município de Jardinópolis”, esclarece.

Convocação geral

A comunidade de Jardinópolis é convocada a colaborar, neste momento. A responsável pelo controle da dengue pede para que todas as famílias façam uma limpeza nos arredores de casa e no terreno, eliminando todos os possíveis locais de acúmulo de água. “Essa medida depende da ajuda de toda a população jardinopolense, o combate à dengue é um dever de todos, por isso, convocamos os moradores para colaborar, inclusive recebendo bem as pessoas que vão fazer a vistoria, na próxima segunda-feira”, enfatiza.

Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro