Combate ao mosquito Aedes Aegypti continua em Jardinópolis

Na manhã desta quarta-feira (9) foi realizado um pedágio educativo de combate ao mosquito da dengue, nas ruas de Jardinópolis. A iniciativa contou com a parceria da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e da Escola de Educação Básica Fazenda Triângulo, por meio dos alunos das duas turmas da terceira série. Com esse propósito, no final de fevereiro aconteceu um mutirão de combate ao mosquito e foi feito uma dedetização na rede pluvial.

Na ação de hoje, os motoristas receberam panfletos com orientações de como ajudar a combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que provoca as doenças da dengue, febre chikungunya e zika. A principal orientação é para eliminar qualquer local em que possa acumular água, impedindo a proliferação do mosquito.

A responsável pela Vigilância Sanitária, Janete Oliveira da Silva, salienta que a melhor forma de combater o mosquito é cuidar de todos os locais da casa e do terreno. “O mosquito deve ser combatido todos os dias, com pequenas ações”, constata.

Em Jardinópolis há diversas armadilhas para monitorar a proliferação de mosquitos. A coleta de larvas para análise é feita semanalmente. Até a presente data não foi encontrado nenhuma larva do mosquito Aedes Aegypti no município. “Essa informação é positiva, porém, ao invés de comemorarmos devemos agir com mais intensidade no combate aos possíveis focos, locais em que a fêmea pode depositar os ovos”, salienta.

Principais sinais e sintomas

DENGUE

Febre alta

Dor atrás dos olhos

Dor muscular intensa

CHIKUNGUNYA

Febre alta

Dor intensa nas articulações que pode causar limitação dos movimentos

ZIKA

Febre baixa

Manchas avermelhadas pelo corpo com coceira (exantema)

Inchaço nas articulações

Orientação: Quem apresentar esses sinais e sintomas, deve tomar muita água, não se automedicar e procurar uma Unidade de Saúde.