Movimento econômico de Jardinópolis cresce 32% em 2014

Esta informação foi divulgada pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) a qual Jardinópolis é associado. Dos 21 municípios consorciados, Jardinópolis foi o segundo no ranking que mais cresceu no ano de 2014, quando comparado a 2013, nos segmentos de agropecuária, indústria e comércio. Dos municípios da Amosc, Águas Frias obteve o maior crescimento, com 46,06%.

Já, a evolução da economia de Jardinópolis atingiu 32,65%, no período de doze meses. Em valores reais, o salto foi de R$ 40.646.915,71 para R$ 53.919.020,47, um saldo positivo de R$ 13.272.104,76.

Na avaliação do prefeito Sadi Gomes Ferreira, o crescimento econômico aconteceu em virtude de investimentos em setores estratégicos da agricultura como: bovinocultura de leite, avicultura e suinocultura. Aos agricultores que construíram, nos últimos anos, o subsídio foi dado por meio de terraplenagem das obras, com o serviço de máquina.

Para o segmento leiteiro, o apoio é dado na colheita de silagem, com um subsídio de dez horas de colheita em cada propriedade rural, além de o município ter entregado semente gratuita de aveia em 2015. Diversos serviços são prestados, com subsídios na hora máquina, com o objetivo de ajudar o agricultor de Jardinópolis.

Neste início de ano, começaram a ser feitos serviços com duas novas máquinas, a escavadeira hidráulica e o trator de esteira.

Setor industrial

Com relação à indústria, o prefeito comenta que foi comprado em 2015 uma área de terra. Houve a conclusão da construção de um barracão na Comunidade de Barrinhas e foi iniciada a obra de construção de uma fábrica de ração, próxima a SC-159, na saída para União do Oeste.

Três espaços públicos foram entregues para a iniciativa privada, por meio de sessão de uso, para instalação de indústrias. “Temos uma projeção, para este ano de 2016, de incentivar ainda mais o setor industrial, com a implantação de novas empresas. A consequência positiva vai ser o aumento do movimento econômico, nos próximos anos, derivado da indústria”, afirma.

Aumento de arrecadação

No ano passado, teve início a obra de construção da CGH Aparecida no Rio Pesqueiro. Esse investimento da iniciativa privada que é milionário, deverá gerar um acréscimo no movimento econômico, por meio do recolhimento do ISS.

A projeção para este ano é que o município de Jardinópolis continue a crescer, com investimentos consolidados na agricultura e na indústria. Setores estratégicos para girar a economia local, especialmente o comércio e a geração de novos postos de trabalho.