Fiocruz exalta iniciativa saudável realizada em Jardinópolis

A iniciativa da Secretaria de Saúde de Jardinópolis de promover a Caminhada Municipal dos Hipertensos obteve, nesta semana, o reconhecimento público da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Esta ação foi escolhida pelo Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

É uma iniciativa que integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

A Caminhada Municipal dos Hipertensos foi criada em 2010 para atender os mais de 250 cidadãos acometidos pela hipertensão arterial. No dia da caminhada, uma equipe da Secretaria de Saúde, composta por profissionais especializados, acompanha e monitora à ação.

Conforme o coordenador em atenção básica, Vandercélio Salla Darif, neste ano foi realizada a 6ª Edição desta Caminhada. Neste período, ele comenta que houve uma evolução na prática e no hábito da caminhada saudável. A Academia de Saúde Pública veio reforçar esta iniciativa em prol da saúde dos munícipes.

Para os próximos dias, este projeto da Caminhada dos Hipertensos deve ser publicada na Revista Catarinense de Saúde.

Confira: