Feira Escolar encerra aplicação do Programa JEPP

A comunidade escolar se reuniu hoje (27) para participar do encerramento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com uma Feira. O evento foi realizado na Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis e contou com a presença de alunos, pais, professores, servidores, representantes do Sebrae e autoridades do município.

No primeiro momento aconteceu a solenidade de abertura da Feira, com apresentações musicais dos alunos e homenagem aos pais e responsáveis. Foram feitas explicações de como foi desenvolvido o programa até a comercialização dos produtos.

A instrutora do Sebrae, Elaine Rambo, explicou que a Feira é o resultado de um trabalho fragmentado: formação dos professores, aplicação do conteúdo em sala de aula e conciliação da teoria com a prática empreendedora. “O grande desafio de hoje é educar para a vida as crianças”, finalizou.

Para a secretária de educação, cultura e esportes, Juraci Tortelli Foresti, a realização da Feira é um momento pelo qual a família pode conferir o trabalho que o professor faz em sala de aula com os seus filhos. Ela destacou a parceria como Sebrae e a adesão dos professores para implantar o JEPP na Escola Nucleada.

O vice-prefeito Alderi Nadaleti, representou o Poder Executivo e destacou que a realização do JEPP contou, deste o início, com o apoio do Governo Municipal de Jardinópolis. Agradeceu o empenho das professoras, da equipe de servidores e do Sebrae para executar o programa que exigiu horas de estudo e atividades práticas.

Por fim, Nadaleti parabenizou às crianças, incentivando para que, no futuro, aceitem o desafio de empreender, com planejamento, estratégia e coragem. “Deste programa e desta escola, podemos ver, daqui alguns anos, empresários bem sucedidos, com um comércio ou administrando com disciplina o seu lar, oportunizando uma vida mais digna à sua família”, afirmou ao concluir que o JEPP é importante para introduzir a realidade financeira na vida dessas crianças.

Durante a Feira Escolar foram expostos para venda: brinquedos artesanais, ervas, doces e mudas de verduras. Todos os produtos foram feitos com a ajuda dos alunos, identificando o custo e o valor adicionado para comercializar, gerando um lucro.

Prestigiaram a I Feira do JEPP, o coordenador regional oeste do Sebrae de Chapecó Enio Parmeggiani e a consultora Odilene Ozelame.

Crédito das fotos e do texto: Jornalista Idiomar Tessaro