Município compra cirurgias de alta complexidade

A Secretaria de Saúde de Jardinópolis tem investido na compra de diversas cirurgias de alta complexidade, por meio de processo licitatório, para atender pacientes que aguardam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento foram contempladas nove pessoas com cirurgias de artrose lombar nível II e III, de artroplastia primária de quadril unilateral e artroplastia total de joelho. Os procedimentos mencionados custaram R$ 188.118,15 e foram feitos no Hospital São Vicente de Paula de Passo Fundo e Regional de Chapecó.

Conforme o secretário de saúde, Darci Pansera, não compete ao município fazer essas cirurgias, porém, está se assumindo a responsabilidade para resolver o problema do paciente. “Como a fila do SUS é vagarosa para algumas demandas de cirurgias, decidimos fazer a compra das mesmas por meio de recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde”, destaca.

O secretário comenta que é uma forma de resolver o problema do paciente, amenizar a dor, contribuindo para que melhore a qualidade de vida e retome às atividades, de acordo com o possível. “É um desafio enorme viabilizar as cirurgias, porém sabemos que as condições financeiras de nossa população não são muito favoráveis para suprir tal necessidade. Podemos afirmar que, para a maioria dos pacientes contemplados, a única maneira de conseguir fazer a cirurgia é pelo encaminhamento da Secretaria de Saúde”, ressalta Pansera.

Mais procedimentos

No último dia 11 de agosto, foram encaminhados para o Hospital de Palmitos sete pacientes. Eles passaram pelo procedimento de denervação facetaria, ou seja, é a aplicação de uma medicação para amenizar dores lombares crônicas.

O custo para cada procedimento se aproxima a R$ 4 mil, totalizando mais de R$ 28 mil. Foram feitos via Consórcio Intermunicipal de Saúde  Cis-Amosc.

Orientação para a reabilitação

Após um procedimento cirúrgico faz-se necessário seguir as regras estabelecidas pela equipe médica para o processo de recuperação e reabilitação. A fisioterapeuta da Unidade Básica de Saúde (UBS), Flávia Bortolotto, salienta que a recuperação é um processo lento, porém, necessário para o paciente obter o máximo de benefícios e resultados do procedimento cirúrgico do qual passou.

O paciente deve fazer as fisioterapias, conforme orientação médica, sem faltas. Com relação à vida cotidiana, é importante tomar cuidados básicos para não resvalar e nem cair, especialmente os pacientes pós-cirúrgicos de joelho, de coluna, de quadril e de braço. “Também orientamos para o paciente não fazer excesso de esforços e nem carregar peso, são cuidados essenciais para a boa recuperação”, enfatiza.