Agricultura e Meio Ambiente

Secretário – Adelmo Valenza

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem por objetivo atender as demandas na área rural. São realizados trabalhos de manutenção das estradas de acesso às propriedades. Outras atividades feitas para atender o agricultor são: silagem, feno, distribuição de calcário e dejetos orgânicos, subsídio de horas máquinas, assistência técnica, organização de cursos para capacitação do agricultor e terraplenagem para construção de aviários, pocilgas e estrebarias.

Relação de alguns serviços prestados pela Secretaria:

 -Coleta de terra para análise de solo.

-Ponto ideal de uma lavoura de milho para silagem.

-Tarde de Campo ou Dia de Campo, nas propriedades de alguns agricultores para fazer demonstrações de técnicas agrícolas. Os agricultores têm a oportunidade de receber informações de como aprimorar, por exemplo, a técnica de fazer silagem e feno.

-Auxílio aos agricultores na brincagem dos bovinos e no controle do Guia de Transporte Animal (GTA).

-Projetos técnicos para os agricultores de corte árvores até 15 metros de altura.

-Produção de mudas de eucalipto no Horto Municipal  e distribuição das árvores aos agricultores que reflorestam parte da propriedade.

-Averbação da reserva legal para os agricultores que desejam liberação de aviários, pocilgas e estrebarias.

-A prefeitura subsidia a inseminação artificial em vacas leiteiras.

-A Secretaria de Agricultura oferece aos agricultores assistência de medicamento aos animais, o responsável pelo trabalho é o médico veterinário Fernando Bevilacqua.

-A equipe técnica da Secretaria atende os agricultores que querem construir aviários, pocilgas e estrebarias. São repassadas as informações da legislação Ambiental, quanto à distância de fonte de água, açude, estrada, divisas de terras. Isso é feito para que o agricultor ordene o lugar adequado para fazer uma terraplenagem, cumprindo a legislação. Dessa forma, evita-se ter uma construção interditada por desobedecer as leis ambientais.

-A Secretaria é responsável por marcar cursos, juntamente com o Senar e a Epagri, para qualificar os agricultores, nas diferentes áreas. Busca-se oferecer palestras e cursos práticos nas áreas de piscicultura, gado de leite, manejo de reflorestamento, ovicultura, industrialização da carne produzida na propriedade, vinhos, massas, artesanatos e etc. O objetivo é tornar a agricultura do município dinâmica, fazendo com que o agricultor adquira o conhecimento necessário para produzir uma diversidade de produtos, provenientes da lavoura, e que possam trazer resultados financeiros.

­-Para incentivar os agricultores que trabalham com gado leiteiro, a Secretaria de Agricultura subsidia dez horas do trabalho de uma máquina para fazer silagem ao agricultor.

-Incentivo de seis horas máquinas de escavadeira hidráulica e mais seis de trator sobre esteira, com foco para o melhoramento de solo nas propriedades.

– Distribuição de dejetos orgânicos nas lavouras e prestação de serviços de retroescavadeira.

-Incentivo para o transporte de adubo de aves em até 100 quilômetros.

Obs: Conforme a Lei Complementar Municipal Nº 001/1994, os agricultores em dívida ativa não têm direito ao atendimento nas propriedades rurais.