Brasão

Significado do Brasão do Município de Jardinópolis

 

  Contém em sua faixa no sentido horizontal, a data de Emancipação do Município, 20 de março de 1992, com letras de cor preta, sobre uma tarja vermelha,  contendo o topônimo: JARDINÓPOLIS.

 -Parte da faixa avermelhada inferior externa do Brasão há hastes de cana de milho, com espiga madura, cachos de trigo maduro (amarelo), ramos de feijão com vagens maduras, caracterizando os principais produtos agrícolas predominantes no Município. 

-No interior do Brasão, encontram-se as principais atividades econômicas de Jardinópolis, sendo distribuídas em três retângulos: 

1- No retângulo branco, na parte superior à esquerda, há um agricultor capinando, ele está vestindo calça cinza e camisa vermelha. À direita, está um trator agrário, na cor vermelha.

2- No retângulo central de cor amarelo, existem duas cabeças de “bovino e suíno”, representando a pecuária do Município, com dois galináceos, símbolo da avicultura.

3-Abaixo do retângulo branco, tem duas plantas de fumo, que caracterizam uma das atividades agrícolas de Jardinópolis.

No centro do retângulo, dois pinheiros de araucária, simbolizam a mata nativa e o reflorestamento, com três torras abaixo. 

-Um semi-círculo, em forma de engrenagem, dá o significado da indústria de Jardinópolis.  

No centro dos retângulos superiores, um círculo contendo uma mão com uma muda de árvore, símbolo do reflorestamento, cujo desenho caracteriza também o ajardinamento, de onde provém o nome do município. 

A coroa sobreposta ao Brasão, na cor cinza, com três torres contornadas em cinza prata, com três portas em vermelho, com contornos pretos, obedecem a um traçado em perspectiva do centro do Brasão, refere-se a Liberdade, União e Participação, dando idéia de força quando se é construído com trabalho dignificante.

As três portas em vermelho, que constituem a torre, caracterizam a Liberdade e Igualdade entre os Homens, o Povo e o Governo.