Crianças participam de atividade de contação de histórias
Os alunos do Centro de Educação Infantil Valmor Domingos Alberti de Jardinópolis participaram de um momento de alegria, nesta quinta-feira (10). A equipe de professoras preparou uma contação de histórias em forma de teatro, a iniciativa faz parte do projeto Leitura: Arte de aprender e Entender.
As professoras e monitoras montaram uma peça teatral para contar a história de O Chá das Maravilhas da autora Léia Cassol. Foram abordados valores como: afeto, alegria, gentileza, paciência e coragem. “Além dos valores, o intuito é de trabalhar com as crianças a importância dos chás caseiros para a nossa saúde”, explicou a diretora do Centro de Educação Adriane Favin.
Na sequência, os alunos assistiram ao teatro da história do Pássaro sem cor do autor Luís Pascal. Foi conduzido pela professora Vanessa Oliveira da Silva Bueno e apresentada pelos alunos do Pré-escolar I vespertino. “O objetivo dessa apresentação foi para fortalecer o respeito e as diferenças em sala de aula”, explicou a professora.
O período matutino, a contação de histórias foi realizada pela professora Marivone Pixinin para as crianças do Pré-escolar I e II, na Escola Nucleada Municipal Castro Alves, com apoio da estagiária Alana Cremonini. Elas contaram as histórias da Casa Sonolenta de Audrey Wood e O Sanduíche de Dona Maricota de Avelino Guedes.
Sacola da Leitura
Faz parte do projeto Leitura: Arte de aprender e Entender a Sacola da Leitura. Cada turma tem uma e é entregue para a criança levar os livros de literatura infantil para compartilhar com a família. “O incentivo ao hábito da leitura deve ser feito já na infância, porque contribui para o crescimento emocional e cognitivo. Desperta a criatividade e a autonomia, elementos necessários para a formação da criança”, constata.
Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro