Alto Jardinópolis

História da Comunidade de Alto Jardinópolis 

Com o picão e o machado abrindo uma estrada, os primeiros colonizadores da comunidade de Alto Jardinópolis foram chegando. Abriram a primeira estrada que liga Jardinópolis à comunidade com a força dos braços. Precisavam derrubar parte do mato para abrir espaço, assim os cavalos e as carroças podiam passar.

A maior parte dos migrantes vinha da comunidade de Paim Filho, município de Machadinho-RS. Como havia só mata, tiveram que construir ranchos para morar. Os primeiros moradores, que migraram no início da década de 60, foram Avelino Cardoso, Antônio Reves, Vasco Saboleski e Francisco Kuskoski. Em 1963, chegaram a localidade as famílias de Íris Resttelatto, Resiere Moterle, Afonso Frigotto e Darci Scalcon.

Como não havia infra-estrutura, os colonos dependiam de outras localidades para descascar o arroz, fazer a farinha de milho e trigo e comprar alguns alimentos que não se produziam.  Por isso, costumavam freqüentar moinhos e armazéns nas comunidades maiores que eram Irati e Jardinópolis. 

Alto Jardinópolis

O nome à comunidade foi dado no ano de 1968, quando construíram a primeira escola. O prefeito Vitório Alberti nomeou a escola de Alto Jardinópolis, porque muitos moradores freqüentavam o então 3º Distrito do município de Coronel Freitas, que se chamava Jardinópolis. Na ocasião, o nome dado ao local de ensino, passou a ser usado para referenciar a comunidade. 

Nos primeiros anos, os moradores participavam da missa, quando vinha um padre da paróquia de São Lourenço do Oeste para celebrar na comunidade de Jardinópolis. Como o sacerdote vinha a cada três meses, os moradores iam nos domingos a Jardinópolis para rezar o terço ou ouvir a missa pelo rádio. No início da década de 70, começaram a ir à Barrinhas fazer as orações. 

Educação e Religião

No começo da década de 60, as dificuldades para um pai mandar o filho estudar eram muitas. Primeiramente, porque havia poucas escolas e distantes. Em segundo lugar pelo fato de não haver uma cultura na época em que o filho recebesse o incentivo para estudar ou apenas ser alfabetizado. Na recém formada comunidade de Alto Jardinópolis não exista escola. Havia poucos moradores que mandavam os filhos freqüentar a escola em Jardinópolis. Porém, um problema surgiu para estas crianças, estudar significava percorrer diariamente mais de 14 quilômetros caminhando em picadas no meio da mata.

A complexidade de ir à aula, fez com que muitos pais impedissem que seus filhos continuassem a estudar. Já houve aqueles que transferiram os filhos para estudar na comunidade mais próxima, que era Barrinhas.

Para solucionar este problema na parte da educação e atender a uma reivindicação dos moradores, o prefeito Vitório Alberti, de Coronel Freitas, resolveu, no ano de 1968, construir uma escola de madeira com uma sala, no terreno doado pelo senhor Carlos Favaretto.

Neste local, atendia-se aproximadamente 18 alunos. Estudavam somente no período matutino. A primeira professora a dar aula na comunidade de Alto Jardinópolis foi Barbarina Mello, em seqüência, Teresinha Chabarum e Fátima Dall Bello.

A escola foi o primeiro ponto de referência dos moradores na comunidade. Além de ser útil para os alunos estudar, era usada para encontros, reuniões comunitárias e local onde faziam as orações. Festas e matinês eram realizados na escola, com isso, a comunidade acabava obtendo um lucro, que custeava alguns gastos.

No início da década de 80, foi desmanchada a primeira escola e construído um clube comunitário de dois pisos e, posteriormente, feita uma cancha de bocha. Então, as crianças da localidade passaram a estudar no segundo piso do pavilhão, até que foi construída uma escola de alvenaria. Embora tivesse um clube com espaço necessário para realizar as orações, os moradores tinham que ir às missas na comunidade de Barrinhas, pois o padre aproveitava para fazer um encontro com moradores das duas localidades. 

Padroeiro São Valentin

A partir do momento em que surgia uma comunidade, pela fé e a devoção os moradores sempre escolhiam um padroeiro. Em Alto Jardinópolis, havia um casal de migrantes do Rio Grande do Sul, Sr. Resiere e Dona Hosília Moterle, que era devoto de São Valentin.

Como a comunidade precisava escolher um santo de devoção, o casal propôs que fosse escolhido São Valentin, que foi aceito pelos moradores da localidade. O casal tinha muita fé no Santo devido a uma promessa feita em decorrência de um filho que sofria de ataques epiléticos. A primeira imagem foi trazida para a comunidade no início da década de 70. 

Esporte

À época, era comum que cada comunidade tivesse seu campo de futebol para realizar amistosos com equipes de outras localidades. Nestas ocasiões, era realizada uma grande festa, pois os moradores participavam com muita alegria e disposição, visto que era uma das raras oportunidades de lazer do povo. O único campo de futebol construído para os colonizadores e seus filhos jogar, foi entre as comunidades de Alto Jardinópolis e Barrinhas. Ressalta-se que este local esportivo foi desativado no início dos anos 90. 

1º Conselho Comunitário

Constituíram o primeiro conselho, os senhores:Resiere Moterle e Caetano Bresolim.