Jardinópolis promove Conferência de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Jardinópolis realizou, na quinta-feira (24), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, com a participação de profissionais da saúde, estudantes e população em geral. Houve a participação da enfermeira e doutoranda em ciências da saúde, Karine Ribeiro.

A profissional palestrou sobre o tema: A política de saúde mental como direito – pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde. “A saúde mental é um assunto pertinente que deve ser discutida, com o objetivo de melhorar o convívio e a vida das pessoas”, destaca.

Karine lembra de que a pandemia gerou diversos problemas relacionados ao psicossocial. “Conversar, sobre isso, ajuda a garantir que as pessoas tenham um acesso melhor à saúde de qualidade, mais integral e mais resolutiva”, explica.

O prefeito Mauro Risso participou da Conferência e enalteceu a necessidade de discutir sobre saúde mental. “Por meio da Conferência é o momento de traçar algumas ações que a gente possa fazer para combater problemas que afetam a mente humana”, comentou.

O secretário de saúde Darci Pansera agradeceu a participação do público e parabenizou a equipe pela sensibilidade de debater sobre esse assunto. “Além dos problemas rotineiros da sociedade, convivemos com pandemia, consequências de uma guerra distante, enfim, tudo tem afetado, direta ou indiretamente as pessoas e criam o desafio de como vamos lidar com tudo isso, daí a necessidade de nos prepararmos para ajudar os pacientes que precisam”, abordou Pansera.