Pnaic 2017 é lançado em Jardinópolis

Uma equipe de professoras da Rede Municipal de Ensino de Jardinópolis participou da abertura do Programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa (Pnaic) 2017 que será desenvolvido até o mês de dezembro. O evento contou com a presença do prefeito Dorildo Pegorini e da deputada estadual Luciane Carminatti, aconteceu na tarde de segunda-feira (4), na Escola Nucleada Municipal Castro Alves.

Em relação a outras edições, a deste ano envolverá a Educação Infantil (EI), além do Ensino Fundamental (EF). A coordenação dos trabalhos é de responsabilidade da professora Isabete Nadaleti e as formadoras do programa no município são as professoras Rosicleia Zuchinali (EI) e Jones Balen (EF). Elas participam das capacitações e repassam às colegas a proposta de atividades a executar em sala de aula.

Os objetivos na aplicação do conteúdo são distintos aos alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental. Para os menores, especificamente o pré-escolar, prevalece o ensino de conhecimentos básicos com relação à coordenação motora, socialização, cores e o estímulo às atividades lúdicas. Já para os estudantes do EF, o foco é voltado à motivação, ao desenvolvimento à leitura, escrita, matemática e socialização. O conjunto de ações, por meio do programa, visa alfabetizar o aluno até o 3º ano.

Presença de deputada

A deputada Luciane Carminatti é coordenadora da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em visita à Rede Municipal de Ensino de Jardinópolis comentou que o seu mandato tem foco na defesa por uma educação mais qualificada e com mais recursos. Aproveitou o lançamento do Pnaic para transmitir a agenda de trabalho à frente da Comissão e conhecer a estrutura física das unidades escolares do município e as demandas na área de educação.