Município incentiva implantação de sistema Compost Barn

O termo em inglês significa um galpão de compostagem, onde as vacas ficam abrigadas, confortavelmente, e recebem alimentação necessária para produzir leite. Associado a essa produção, é gerado o composto orgânico usado nas atividades agrícolas.

Em Jardinópolis, o primeiro bovinocultor a aderir a este sistema será Tanuri Bollis, na Comunidade de Monte Belo. A terraplenagem para construir o Compost Barn foi feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme o jovem agricultor, estima-se um investimento na construção de R$ 35 mil, para abrigar em torno de 40 vacas. O prefeito Dorildo Pegorini salientou que o Governo Municipal é parceiro de boas iniciativas como essa, especialmente, porque colaboram para incentivar a permanência do jovem no campo e o aumento da renda familiar.

De acordo com esse sistema, o galpão é cercado por uma mureta de concreto. Sobre o piso vai uma cama de serragem de madeira, com cerca de 15 centímetros. É sobre ela que os animais vão ficar. As fibras da madeira e os dejetos, como fezes e urina, são os ingredientes do composto.

Para obter sucesso com esse sistema, faz-se necessário mexer duas vezes ao dia a camada de serragem. A orientação é que seja feita nos horários de ordenha. O bom manejo do Compost Barn colabora para manter as vacas limpas, com menor incidência de doenças e maior produtividade de leite. Este modelo busca o máximo de conforto e bem estar dos animais.

O secretário de agricultura Olmir Cremonini salienta que, além da Secretaria de Agricultura auxiliar com a terraplenagem, vai disponibilizar um apoio de orientação técnica. “Objetivando uma maior produtividade de leite, relacionada a sanidade das vacas e associada a implementação de novas tecnologias e sistemas de manejo”, relata ao informar que novos investimentos nesse sistema deverão ocorrer, nos próximos anos.