Colheita de Silagem produz mais 15 mil toneladas

Neste final de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jardinópolis está encerrando a colheita da silagem. Estima-se que, no balanço final da Safra 2016/2017, sejam atendidas 240 famílias de agricultores.

Em quantidade de toneladas foram colhidas cerca de 15 mil toneladas. A colheita foi realizada com uma média de cinco equipes, desde o final de 2016. Conforme Lei Municipal, cada agricultor teve direito a 10 horas de colheita gratuita, desde que comprovasse a baixa nas notas de produtor do ano anterior. Essa ação é um incentivo à renda familiar e contribui para fortalecer a bovinocultura de leite, um dos segmentos que mais geram movimento econômico ao município.

Na avaliação do secretário de agricultura Olmir Cremonini, o resultado da colheita foi um sucesso, porque a demanda foi atendida e obteve-se uma silagem com qualidade para o consumo animal.

Para a Safra 2017/2018, o secretário ressalta que será feito um trabalho de orientação técnica, junto ao homem do campo, para colaborar no plantio com relação à preparação do solo, escolha da semente e adubação. “O nosso objetivo é aumentar a produção e o nível de proteína na silagem”, constata.

O prefeito Dorildo Pegorini salienta que o apoio do Governo Municipal de Jardinópolis contribui para o bovinocultor se manter na atividade. “O incentivo da colheita gera mais lucros para o produtor e melhora o movimento econômico do município”, enfatiza.