Município realiza o Levantamento de Índice Amostral para combater à dengue

Na segunda-feira (21) foi realizada, na área urbana do município, o Levantamento de Índice Amostral (LIA). Ele tem por objetivo detectar e testar locais com a presença de larvas do mosquito transmissor da Dengue. É realizado duas vezes ao ano e conta com a colaboração da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e das Agentes Comunitárias de Saúde. São inspecionados 33% dos imóveis para identificação de focos.

Neste levantamento foram coletadas 14 amostras de larvas, encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para identificação. É importante esclarecer que as amostras foram encontradas em recipientes em desuso, a exemplos: potes, garrafas e pneus. Algumas larvas foram encontradas em tanques domésticos, tonéis, caixas de água e depósitos naturais, como poças e valas.

Isso demostra que é preciso evoluir em relação à conscientização dos moradores, pois é dever de cada cidadão cuidar do espaço em que vive, para impedir a proliferação do mosquito. Ações simples fazem a diferença, como: dar o destino correto ao lixo; guardar pneus em locais cobertos (se forem usados em muros ou como floreiras este devem ser cortados ou preenchidos com terra de forma a não permitir o acúmulo de água); lavar os bebedouros de animais como cães e gatos; tampar adequadamente caixas de água; evitar armazenar agua da chuva e se o fizer vedar os reservatórios; depósitos naturais como poços abertos, poças, plantas como bromélias, devem ser inspecionados com frequência e secos; limpar calhas;  e, evitar aparadores de água em vasos de plantas ou preenchê-los com areia.

Conforme o secretário de saúde de Jardinópolis Darci Pansera, é necessário a colaboração de todos para que as ações realizadas pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica  sejam bem-sucedidas e possam controlar a infestação pelo mosquito transmissor da dengue: “Precisamos fazer a nossa parte, cuidando da casa, do terrenos, mantendo limpo e organizado, assim conseguiremos impedir o surgimento de novos focos do mosquito”, conclui.

Crédito do texto e das fotos: Divulgação