Diabéticos recebem orientações para evitar queda e consumir menos alimentos açucarados

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis promoveu um encontro com os diabéticos do município, na manhã desta quarta-feira (3), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS). Os participantes receberam orientações da fisioterapeuta Flávia Bortolotto e da nutricionista Taís Kureke.  

Com relação a alimentação, os diabéticos ouviram dicas para priorizar o consumo de alimentos saudáveis. “É necessário evitar comer alimentos industrializados e bebidas açucaradas, exemplos são os refrigerantes e doces”, apontou. A nutricionista Taís falou da necessidade de selecionar, por refeição, os carboidratos, para evitar o excesso. Nessa categoria de alimentos, enquadram-se: massas, arroz, pão e bolachas.

Na linha de pensamento de instruir os participantes, a fisioterapeuta Flávia fez uma abordagem direcionada à prática de exercícios físicos e aos autocuidados com quedas. Ela sugeriu a adequação do ambiente domiciliar, cuidados com tapetes e calçados. “O ambiente de casa deve conter uma quantidade mínima de obstáculos e os medicamentos devem ser tomados nos horários estabelecidos”, destaca.

A conversa das profissionais foi em forma de descontração e esclarecimentos de dúvidas, tendo por objetivo contribuir para o diabético conviver com a doença de forma saudável. As agentes de saúde participaram do encontro.

Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro