Alunos participam da organização de atos cívicos na Escola Nucleada

Na quinta-feira (1º/9), os estudantes da Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis começaram as atividades voltadas à Semana da Pátria. Todas as manhãs será feito o hasteamento e, à tarde, o arriamento das bandeiras, até o dia 6 de setembro, com a execução dos hinos.

A diretora da escola Jones Balen  explica que a organização de cada ato cívico é feita por uma turma, no seu respectivo turno. “O objetivo é incentivar os alunos para organizarem o conteúdo do momento cívico, com poesias, declamações e narrativas do sentido da independência”, destaca.

Conforme a diretora, busca-se proporcionar em sala de aula a discussão do tema e a maneira que será apresentado para os colegas, no ato cívico. “A ideia é tornar o aluno sujeito das apresentações, ou seja, ele está protagonizando, seja hasteando ou arriando as bandeiras, proclamando um verso ou apresentando o ato cívico. O essencial é que cada estudante participe, com a sua turma, da organização. É uma oportunidade para perder o medo e o receio de se expor ao público, no ambiente escolar”, esclarece.

A diretora salienta que todo esse trabalho é monitorado pelos professores, os quais agradece pela colaboração. Eles associam o conteúdo estudado em sala, com o momento prático, da exposição para os demais colegas, em cada ato cívico.